PORMENOR – arquitectura e urbanismo, Artesanato em cortiça, águAMãe – atelier para o desenvolvimento da joalharia e artes contemporâneas sustentáveis e Atelier de Artes Plásticas de Portalegre, são os primeiros projetos a ocuparem os respetivos ateliers de incubação na C.BIP.
A empresa PORMENOR – arquitectura e urbanismo tem como objetivo o desenvolvimento de “um novo projeto, onde em sinergia com outros artistas pretende manipular uma mescla de materiais”, dando uma “nova vida e utilização aos materiais da terra”. A ideia passa por “desenvolver objetos decorativos, mobiliário interior e exterior, luminárias entre outras peças. Numa estreita relação com outros artesãos e artistas”.
Artesanato em cortiça, de José Russo, com o intuito de “dinamizar a cultura da cortiça na região”, e é por isso que desenvolve inúmeras peças de artesanato neste material, destinados aos turistas que visitam a região, mas também a clientes empresariais e corporativos.
O projeto ÁguAMãe – atelier para o desenvolvimento da joalharia e artes contemporâneas sustentáveis, quer ser “um atelier circular de Joalharia e Artes que tenha em consideração os 7R da sustentabilidade. É um modelo económico projetado para eliminar o desperdício e aproveitar ao máximo recursos valiosos, mantendo produtos, componentes e matérias-primas com alta utilidade e valor”.
A associação Atelier de Artes Plástica de Portalegre, pretende desenvolver várias atividades de âmbito cultural e criativo junto de vários públicos, em parceria com escolas, instituições e outras entidades de interesse para a atividade.
Para mais informações sobre os projetos incubados ou sobre como se pode candidatar à C.BIP, visite o nosso site.
Acompanhe também aqui o desenvolvimento destes e outros projetos incubados.